Sobre a Ketamina para tratamento de depressão

Sobre a Ketamina para tratamento de depressão

A ketamina é um medicamento utilizado como anestésico, desde 1960. Há alguns anos ela vem sendo estudada e testada em casos de depressão refratária (aquelas que não responde aos tratamentos farmacológicos comuns).

Ela age de forma diferente dos medicamentos tradicionais e, por isso, tem uma resposta mais rápida em pacientes com quadro depressivo grave. Enquanto a medicação tradicional age em dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina, para regular o humor do paciente, a ketamina, tem ação em outro neurotransmissor relacionado a depressão, o glutamato. Ela bloqueia a ação do glutamato no cérebro e restabelece as conexões entre células que foram comprometidas.

Para efeitos anestésicos, a ketamina é usada em alta dose. Para efeito antidepressivo, ela é utilizada em dose reduzida e aplicada por via endovenosa lenta. Os efeitos da ketamina são observados em poucos dias, por isso, além da depressão refratária ela é indicada para os  casos de depressão grave e ideação suicida.

Em Curitiba, é possível realizar o tratamento na Clínica de infusão de ketamina da Trialtech. Para realizar o tratamento, o paciente deve ter indicação médica e passar pela avaliação* do psiquiatra responsável pela clínica. Após a avaliação, é iniciado o protocolo de tratamento, que no primeiro mês tem duração de 5 a 7 dias.

Para mais informações entre em contato: contato@trialtech.com.br | (41) 3013-1235

*Apenas consultas particulares.

Enviar resposta

Your email address will not be published.

WhatsApp chat Fale conosco