Ketamina na dor crônica

A fibromialgia é uma doença dolorosa crônica, que acomete cerca de 3% da população, com sintomas dolorosos difusos pelo corpo do paciente que, literalmente, chega a sentir dor no corpo todo, além de hipersensibilidade cutânea a dor. Além dos sintomas dolorosos, é comum haver sintomas como fadiga, insônia e sono não-reparador, dificuldades atencionais e de concentração. 

Pesquisas de neuroimagem funcional têm ajudado a desvendar como a doença aflige o sistema sensitivo dos pacientes, geralmente levando a uma hipermodulação e hiperfuncionamento destes circuitos e quanto mais o tempo passa, mais esse fenômenos aumentam, perpetuando o quadro da doença. Os tratamentos da fibromialgia incluem atividades físicas regulares, psicoterapia e uso de diversos tipos de medicação, nem sempre obtendo um resultado satisfatório. É nesse contexto que o tratamento com a Ketamina surge como uma boa alternativa.

A ketamina tem sido utilizada com sucesso para tratar diferentes tipos de dor crônica, como dor  neuropática, dor fantasma e dor isquêmica dos membros, neuralgia pós-herpética, dor orofacial incluindo neuralgia trigeminal, fibromialgia e síndromes dolorosas regionais crônicas.

Uma serie de artigos corroboram essa perspectiva: na fibromialgia, a ketamina aumenta a tolerância a dor, reduz a dor nos tender points, reduz a dor muscular a e dor referida. Ao invés de funcionar como um analgésico típico, a ketamina pode ser mais eficaz para reduzir sintomas de alodinea e hiperalgesia. A dose tipicamente varia de 0,125 a 0,3 mg/kg.

Um estudo recente demonstrou que aplicações pontuais de ketamina em pacientes com fibromialgia são capazes de promover efeito analgésico significativo, de cerca de 70% quando comparado ao grupo controle. O tratamento para a síndrome dolorosa crônica consiste na aplicação sistemática de ketamina ao longo de semanas, para a obtenção de uma resposta satisfatória e estável ao logo do tempo, aliviando a dor, melhorando a funcionalidade e qualidade de vida de seus portadores.

Dr. Luiz Fernando Petry

Médico Psiquiatra da Trialtech

CRM/PR 21704

Enviar resposta

Your email address will not be published.

WhatsApp Fale conosco