Identificando os sinais da depressão

Identificando os sinais da depressão

A depressão é uma doença que tem origem no cérebro e, com o tempo, se torna física. Ela inicia com quadros de desânimo, tristeza profunda, alterações no sono e apetite (para mais ou para menos), falta de desejo sexual, perda de interesse e lentidão para realizar tarefas corriqueiras e choro excessivo. Em alguns casos, o paciente apresenta episódios de ansiedade com sudorese, palpitações e tremores. Outros, apresentam ainda dores pelo corpo, intestino preso e até gastrites.

Alguns sintomas estão mais relacionados a idade, como problemas comportamentais em crianças, irritabilidade em jovens e apatia e ideias fantasiosas em idosos.

Para os que estão próximo, é preciso prestar atenção ao comportamento do deprimido pela mudança nas atitudes, seja na falta de ânimo ou na queda de desempenho.

Infelizmente, por ser tratar de um transtorno mental, ainda existe um estigma social em relação a depressão e dificuldade em aceitar o diagnóstico. Neste momento, o apoio e atenção da família para detectar e ajudar o paciente a procurar tratamento é de fundamental importância.

A depressão não precisa ser um estado constante, ela pode ser controlada. Procure ajuda!

Enviar resposta

Your email address will not be published.

WhatsApp chat Fale conosco