Como tratar a depressão

Como tratar a depressão

É preciso encarar que a depressão não se trata de fraqueza de caráter ou de um momento de tristeza, ela é uma doença e deve ser tratada como tal. Existem algumas possibilidades quanto ao tratamento da depressão. O ideal é que seja prescrito por um psiquiatra que irá orientar se ele deve acontecer de maneira isolada ou combinada.

Ao contrário do que muitos pensam, no tratamento da depressão a medicação tem prioridade. A psicoterapia, atividades terapêuticas e exercícios físicos podem ser usados de maneira complementar ao tratamento medicamentoso.

Os antidepressivos mais tradicionais agem em dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina. Ao ajustar os níveis destas substâncias, a medicação regula o humor do paciente. A medicação começa a agir entre 2 e 6 semanas.

Há algum tempo, uma nova medicação tem sido utilizada para o tratamento da depressão, a ketamina. Ela é indicada para casos de depressão grave e refratária, já que tem ação em outro neurotransmissor relacionado a depressão, o glutamato. Ela bloqueia a ação do glutamato no cérebro e restabelece as conexões entre células que foram comprometidas. O paciente começa  a perceber sinais de melhora em poucos dias e, por isso, ela também é indicada em casos de pacientes com ideação suicida. É uma alternativa aos pacientes que não respondem aos medicamentos tradicionais.

A Trialtech conta com a primeira clínica de infusão de ketamina do sul do Brasil. Para ter acesso ao protocolo de tratamento com ketamina, o paciente deve ter indicação médica e passar pela avaliação do psiquiatra responsável pela clínica.

Para mais informações entre em contato: contato@trialtech.com.br | (41) 3013-1235

Enviar resposta

Your email address will not be published.

WhatsApp chat Fale conosco